sexta-feira, 12 de março de 2010

FHC sofre pesadas críticas pelo anacronismo de sua palestra

"Capitalismo de museu" foi a manifestação do sociólogo Francisco de Oliveira em entrevista a jornais, referindo-se às idéias ultrapassadas defendidas por Fernando Henrique Cardoso, espécie de "todo poderoso" no PSDB. Francisco Oliveira é professor aposentado da USP e ex-colega de FHC no CEBRAP, centro de estudos fundado pelo palestrante.

"A contraposição discutida pelo ex-presidente entre a forma de ser do Estado e o capitalismo, é velha" foram também as considerações do sociólogo Luiz Werneck Vianna, também impressionado com o anacronismo das idéias de FHC. "O horizonte agora é outro, é como democratizar a relação entre Estado e sociedade" concluiu o sociólogo.

De acordo com a visão de Carlos Lessa "Fernando Henrique Cardoso tratou de uma questão extemporânea, porque o que se debate agora, não e o tamanho do Estado, mas sua transparência"

As idéias anacrônicas de FHC se aliam ao instinto de subserviência, uma espécie de colonizado mental, que possui, em se tratando de países desenvolvidos, principalmente os Estados Unidos, onde acompanha o agendamento daquela potência econômica e militar, promovendo outras palestras como a descriminalização da maconha, que faz parte de discussões na sociedade americana, embora o assunto possa ser objeto de discussão no Brasil, malgrado o questionamento de sua prioridade.

A palestra foi proferida esta semana na Casa do Saber, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário