sábado, 27 de março de 2010

A nova pesquisa Datafolha

A nova pesquisa Datafolha deve ser analisada com serenidade e objetividade. É preciso considerar que a campanha ainda não começou; que Ciro Gomes, 11%, continua caindo, Marina Silva, 8%, continua na mesma, não sobe e nem cai; que Dilma, 27%, parou de subir, mas mantém o que conquistou, e que Serra, 36%, retomou seu patamar de dezembro. Temos que ter em conta também que 59% dos eleitores ainda não se decidiram, na espontânea, e que a campanha ainda não começou, apesar da intensa propaganda a favor de Serra e contra Dilma que nossa mídia desencadeou.

Fora isso, temos que esperar outra pesquisa dentro de 30 dias para fazer uma avaliação, se a subida de Serra no Sul e entre os eleitores de baixa renda e de baixa escolaridade é sustentável mesmo, o que não deve acontecer, uma vez que Dilma é forte nesse eleitorado, e os dados da pesquisa espontânea demonstram que seu crescimento é sustentável, pois passou Lula, que hoje aparece com 8% na espontânea, subiu de 10% para 12%, aumentando sua diferença para Serra, que tem 8%, para quatro pontos. Além de um dado importante: 3% dos eleitores votam no “candidato” de Lula e 1% no “candidato” do PT. Logo, Dilma indiretamente tem 16% na espontânea, 8% a mais que Serra.

Assim, devemos tomar essa pesquisa como um alerta. Estudá-la e tomar medidas para retomar o crescimento de Dilma, já que tudo indica que ela não representa uma tendência, mas apenas o obvio: uma foto do momento político eleitoral atual.

Do blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário