segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dilma terá o apoio da maioria dos governadores

Com um amplo arco de alianças partidárias, a pré-candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, irá para a campanha com o apoio da maioria dos atuais governadores de estado. Tendem a apoiar a pré-candidata petista 19 dos 27 governadores, incluindo o do Distrito Federal, eleito neste final de semana. Já o o pré-candidato do PSDB, José Serra, terá o apoio formal de 7 governadores. Veja tabela no final do texto.
Além dos estados governados pelo PT (AC, BA, PA e SE), Dilma deve faturar o apoio também dos governadores do PMDB (PR, DF, ES, MA, MT, PB, RJ e TO) e de governadores de partidos da base aliada do governo Lula, que governam o AM, RN, PI, PE, GO, AM, CE e AP.

José Serra, por sua vez, contará com o apoio dos estados governados por tucanos (RS, SC, SP, MG, AL e RR) e pelo PPS (RO).

O único estado onde o apoio do atual governador está indefinido é o Mato Grosso do Sul. O governador André Puccinelli, que tentará a reeleição, é do PMDB, partido que apoiará Dilma no plano nacional, mas os peemedebistas no estado forçam pelo apoio a Serra para garantir um palanque ao tucano e assim impedir que o Bloco Democrático Reformista (BDR) – formado por PSDB, DEM e PPS – lance candidato próprio diminuindo as chances de reeleição de Puccinelli.

Na direção contrária está o Amazonas, onde o governador Omar Aziz já declarou que seu apoio será para Dilma Rousseff mesmo que seu partido, o PMN, resolva participar da coligação de José Serra.

Eleitorado meio a meio

Ainda que Serra consiga a adesão do governador do Mato Grosso do Sul, o tucano continuará com o apoio de menos de um terço dos atuais governadores. Porém, percentualmente, estes apoios ocorrem em estados que, juntos, concentram cerca de 46,2% do eleitorado brasileiro. Dilma tem o apoio de mais governadores, mas os 19 estados que devem apoiá-la reúnem, juntos, pouco mais de 54% do eleitorado.

O apoio de governadores é uma vantagem disputada por qualquer candidato à presidência. Além de garantir infra-estrutura para a campanha, agenda de atividades e militância, este apoio permite “emprestar” obras e projetos locais para que o candidato presidencial os mostre nas propagandas de rádio e TV como sendo conquistas compartilhadas.

No entanto, é preciso considerar que o apoio do governo estadual nem sempre é uma vantagem. Em pelo menos quatro estados, o apoio dos atuais governadores a José Serra é muito mais um problema do que uma ajuda. São os casos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia e Alagoas. No Rio Grande do Sul, a governadora Yeda Crusius tenta se reerguer depois de ter se afundado num mar de denúncias de corrupção que desgastou seriamente a imagem de seu governo. Em Santa Catarina, Leonel Pavan acaba de assumir o governo e o fez debaixo de um manto de denúncias de corrupção passiva em processo que envolve empresa de combustíveis. Em Rondônia, o atual governador João Cahulla (PPS) assumiu depois que o governador tucano Ivo Cassol deixou o cargo para de candidatar ao Senado. Cassol esteve várias vezes ameaçado de cassação pela justiça eleitoral e sua gestão, que Cahulha herdou, é marcada por desmandos e por suspeitas de corrupção. E em Alagoas, o governo do tucano Teotônio Vilela Filho é um dos mais rejeitados do país.

Ciro e Marina

A candidatura da ex-ministra do meio-ambiente, Marina Silva (PV), não deve contar com a adesão formal de nenhum governador. Mas no Acre, terra da candidata, ainda que o governo estadual esteja com o PT, as principais lideranças políticas do estado não lhe negarão ajuda.

Já a eventual candidatura presidencial do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) ainda é uma incógnita. Caso venha a se concretizar, os governadores do PSB nos estados de Pernambuco, Ceará, Piauí e Rio Grande Norte poderão lhe emprestar apoio, mas não fecharão as portas para a candidatura de Dilma, já que o PSB é um dos principais aliados do presidente Lula.

Veja abaixo o quadro dos atuais governos e a tendência de apoio de cada um nas eleições presidenciais.


Unidade da Federação Governador Partido Tende a apoiar:
Acre Binho Marques PT DILMA
Alagoas Teotônio Vilela Filho PSDB SERRA
Amapá Pedro Paulo Dias PP DILMA
Amazonas Omar Aziz PMN DILMA
Bahia Jaques Wagner PT DILMA
Ceará Cid Gomes PSB DILMA*
Distrito Federal Rogério Rosso PMDB DILMA
Espírito Santo Paulo Hartung PMDB DILMA
Goiás Alcides Rodrigues PP DILMA
Maranhão Roseana Sarney PMDB DILMA
Mato Grosso Sinval Barbosa PMDB DILMA
Mato Grosso do Sul André Puccinelli PMDB Indefinido
Minas Gerais Antônio Anastasia PSDB SERRA
Pará Ana Júlia Carepa PT DILMA
Paraíba José Maranhão PMDB DILMA
Paraná Orlando Pessuti PMDB DILMA
Pernambuco Eduardo Campos PSB DILMA*
Piauí Wilson Martins PSB DILMA*
Rio de Janeiro Sérgio Cabral Filho PMDB DILMA
Rio Grande do Norte Iberê Ferreira PSB DILMA*
Rio Grande do Sul Yeda Crusius PSDB SERRA
Rondônia João Cahulla PPS SERRA
Roraima José de Anchieta Júnior PSDB SERRA
São Paulo Alberto Goldman PSDB SERRA
Santa Catarina Leonel Pavan PSDB SERRA
Sergipe Marcelo Déda PT DILMA
Tocantins Carlos Henrique Amorim PMDB DILMA

*Os governadores do CE, PE, PI e RN aguardam a definição sobre a candidatura de Ciro Gomes, mas a tendência mais forte é de apoio à ex-ministra Dilma Rousseff

Nenhum comentário:

Postar um comentário