terça-feira, 27 de abril de 2010

Pesquisas indicam 2º turno nas eleições presidenciais na Colômbia - Partido Verde desponta como provável vencedor

A pouco mais de um mês das eleições presidenciais na Colômbia, o candidato oposicionista, Antanas Mockus, do Partido Verde, lidera as intenções de votos, segundo a agência oficial de notícias da Argentina, Telam. De acordo com as enquetes, Mockus obteve 38% das preferência enquanto o segundo colocado, Juan Manuel Santos - candidato do presidente Álvaro Uribe -, alcançou 29%.
O primeiro turno das eleições colombianas será realizado no dia 30 de maio. O candidato deve garantir 50% dos votos mais um para vencer a disputa. Se isso não for possível, o segundo turno das eleições colombianas ocorrerá em 20 de junho.

A pesquisa da empresa Ipsos-Napoleón Franco tem margem de erro de 3,1%. Mockus, um matemático de 58 anos, subiu de 20% para 38%, enquanto o economista Santos - ex-ministro da Defesa de Uribe, também de 58 anos, passou de 30% para 29%.

Em terceiro aparece Noemí Sanín, do Partido Conservador, com 11%, e Gustavo Petro, do oposicionista Polo Democrático Alternativo, com 5%. Germán Vargas, do Cambio Radical, e Rafael Pardo, do Partido Liberal, ficam com apenas 3%.

Em um eventual segundo turno, Mockus, ex-prefeito de Bogotá aparece com 50%, enquanto Santos está com 37%. O candidato verde iniciou sua campanha após 15 de março, quando obteve a indicação de seu partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário