segunda-feira, 24 de maio de 2010

Brasil inaugura siderúrgica


Publicado em 24-Mai-2010
Crise na Europa e,no Brasil, inauguramos mais uma siderúrgica... Crise na Europa. E em nosso país, inauguramos mais uma siderúrgica - e que siderúrgica! - duplicamos um polo petroquímico, empresa investe em tecnologia de ponta...Contra o aquecimento da economia a receita é essa, é investir e não aumentar juros. Elevar as taxas (Selic, dentre outras) desestimula o investimento produtivo. Só o Banco Central (BC) faz que não vê e não sabe disso.

Conforme registram os jornais, no Rio, às vésperas da inauguração (no próximo dia 18) da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) - uma parceria entre a alemã ThyssenKrupp com a Vale - 22 mil operários ainda fazem os ajustes finais para o início das operações do complexo, que ocupa área equivalente a duas vezes à dos bairros de Ipanema e Leblon.

O novo complexo siderúrgico fluminense vai ampliar em 5 milhões de ton. de aço bruto/ano a capacidade de produção do Brasil, que era de 42 milhões de ton. no ano passado. A produção da CSA será basicamente para exportação: 60% para a América do Norte e o restante para a Europa. O projeto tem financiamento de R$ 1,487 bi do BNDES.

Outra boa notícia vem da Petrobras. A estatal decidiu duplicar o complexo petroquímico que implanta no Rio e montar duas refinarias em vez de uma. E vejam, também, o que vem da General Eletric (GE), uma das seguidoras da receita certa: vai investir cerca de US$ 120 milhões somente na ampliação de suas atividades e fábricas no Brasil.

Nas (fábricas) da GE Oil & Gas em Macaé (RJ) e Jandira (SP) - de olho no pré-sal; na ampliação de sua unidade de manutenção de turbinas em Petrópolis (RJ); em Contagem (MG), na instalação de uma 2ª linha de montagem de locomotivas de grande porte; e, além disso, inaugura sua indústria de tomógrafos e equipamentos de raios X. Por último, ainda abrirá no Brasil seu 5º centro de pesquisa e desenvolvimento — os quatro primeiros estão nos EUA, China, Índia e Alemanha

Do blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário