sexta-feira, 28 de maio de 2010

Chávez: pleito na Colômbia pode ajudar à retomada de relações

Hugo Chávez

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, sugeriu que, com as eleições do próximo domingo na Colômbia, podem se abrir as portas para o reinício das relações com esse país. Durante um discurso na instalação do comando de campanha socialista Bolívar 200, Chávez pediu para que o novo governante da nação vizinha seja uma pessoa com quem se possa falar e chegar a mínimos acordos de respeito.
"Estou esperando o domingo, e se tiver uma vitória em primeiro turno, eu serei o primeiro em agarrar o telefone e saudar o novo presidente da Colômbia", disse. "Espero que termine bem esse processo", pediu.

Ele indicou que, com o atual executivo, não se pode manter relações. "Não se pode manter relações com um governo como o da Colômbia, que se presta ao jogo do império de agredir um país vizinho, que é irmão para valer", afirmou.

A seguir, o governante referiu-se aos laços históricos que unem ambas as nações, e disse que a Venezuela nunca estaria em guerra com um estado irmão. "Somos de um mesmo povo, de uma mesma terra, de uma mesma pátria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário