domingo, 6 de junho de 2010

BP diz que funil já recolhe mais da metade do petróleo que vaza no Golfo do México


LOUISIANA e MIAMI - A petroleira British Petroleum (BP) anunciou neste domingo que o funil especial colocado sobre o vazamento de petróleo no Golfo do México já recolhe mais da metade do fluxo de óleo para navios na superfície, informou a BBC Brasil . De acordo com o presidente da BP, Tony Hayward, o funil de contenção desvia cerca de 10 mil barris de petróleo diariamente para superfície.

Calcula-se que o poço danificado, localizado cerca de 1,5 mil metros abaixo da superfície libere entre 12 mil e 19 mil barris diários de petróleo no Golfo do México, no que está sendo considerado o maior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.

Tony Hayward, presidente da BP, anuncia que funil já recolhe mais da metade do petróleo que vaza no Golfo do México - Foto: Reuters Hayward disse que a empresa pretende implementar esta semana outra tática para conter o vazamento que, junto com o funil, deve ser capaz de conter "a grande maioria" do petróleo que polui a região.

E o vice-presidente BP, Darryl Willis, afirmou neste domingo que a empresa já pagou mais de US$ 48 milhões em 18 mil reclamações por causa do vazamento de petróleo.

Em quase 50 dias, a BP recebeu 37 mil pedidos de ressarcimento ligados ao desastre ambiental. Ele disse que as reclamações não pagas ainda estão sendo processadas e nenhuma foi negada.

Sob pressão da opinião pública, o presidente da BP também disse que não planeja renunciar ao cargo por causa do derramamento de petróleo.

No sábado, a companhia informou que havia conseguido conter seis mil barris de óleo em 24 horas. O volume correspondia a cerca de um terço dos 19 mil barris que vazam diariamente no local. E o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ressaltou que vai se manter do lado da população local e garantir que ela seja ressarcida pelos prejuízos que enfrenta.

Obama adotou um tom mais energético ao destacar que vai garantir o ressarcimento dos prejuízos pela população local.

- Vamos assegurar que (a British Petroleum, BP) pague cada centavo que deve ao povo do Golfo do México - disse Obama, em seu programa semanal no rádio e na internet.

" Vamos assegurar que (a British Petroleum, BP) pague cada centavo que deve ao povo do Golfo do México "

O presidente dos EUA afirmou que seu governo tem colocado em prática a maior resposta já dada a um desastre ecológico na história dos Estados Unidos.

Segundo ele, o governo está "mobilizado em todas as frentes", com mais de 1.900 embarcações e 20 mil pessoas ajudando na limpeza.

Obama visitou na sexta-feira a região do golfo pela terceira vez desde o início do vazamento. A estimativa é que já tenha vazado o equivalente a 83 milhões de litros de óleo desde o início do desastre.

Trabalhadores usam roupas para proteção especial contra contaminação na limpeza dos dutos de óleo no Alabama. Crédito: AP O novo sistema mantém abertas numerosas válvulas que deixam escapar o petróleo para evitar a formação de cristais de gelo, que podem se formar devido às baixas temperaturas em águas tão profundas.

Obama considera o desastre "alta prioridade" e a Casa Branca acredita que o vazamento vai absorver uma considerável parte do tempo do presidente neste verão. Tanto que ele cancelou sua viagem à Austrália, Indonésia e Guam, para tentar com seus assessores encontrar uma solução para a crise. Em declarações ao programa "Larry King Live", da CNN, Obama disse "estar furioso" com a BP.

Este é um novo esforço da BP, depois de várias tentativas fracassadas. (saiba mais: Petroleira tentou conter vazamento com cimento ). Os cientistas e oficiais do governo disseram que o desastre pode causar uma catástrofe ambiental ainda sem precedentes .

A BP usou enormes cisalhas para cortar a tubulação. Esforços anteriores usando uma serra com diamantes fracassaram, possivelmente porque o equipamento no interior apresentava muita resistência, afirmou Allen.

Um mancha de petróleo originária do vazamento do Golfo do México foi vista a cerca de 15 quilômetros das praias de Pensacola, no noroeste da Flórida .

Em um discurso nesta quarta-feira na Pensilvânia, o presidente Barack Obama afirmou que poderá ficar provado que o vazamento "seja resultado de erro humano, ou de corporações que pegaram atalhos perigosos, comprometendo a segurança".

Na última terça-feira, o secretário de Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, anunciou que o Ministério de Justiça já iniciou uma investigação criminal para apurar o vazamento de óleo no Golfo . Holder disse que a investigação será bem completa e agressiva e prometeu que os funcionários federais vão processar quem tiver violado a lei. Segundo o presidente da petroleira BP, Tony Hayward, o óleo pode continuar vazando ocorrendo até agosto , já que a solução mais radical para contê-lo fracassou.

Obama, área mais afetada pelo vazamento de óleo e voltou a dizer que todos os custos ficarão a cargo da petroleira BP, dona do poço. Mas, pela primeira vez, o presidente disse que a responsabilidade para solucionar o desastre é do governo federal .

De O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário