domingo, 6 de junho de 2010

Ibope: Dilma sobe, Serra em queda. Na sondagem espontânea Dilma já lidera.


A mais nova pesquisa nacional do instituto Ibope, encomendada pela TV Globo e o jornal O Estado de São Paulo, divulgada ontem, mostra a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra polarizando a disputa. Ambos aparecem empatados na sondagem estimulada, tanto para cenários do primeiro turno quanto para o segundo. Dilma e Serra surgem com 37%, e Marina Silva (PV), em terceiro, com 9%. Em relação à pesquisa anterior do Ibope, feita em abril, antes da propaganda dos dois principais pré-candidatos no rádio e na TV, Dilma subiu 5 pontos percentuais e Serra caiu tres. Brancos e nulos chegam a 9%.
Dilma ultrapassa Serra, no entanto, na sondagem espontânea: tem 19% contra 15% do tucano. Para um eventual segundo turno, Dilma e Serra empatariam hoje com 42%. Na pesquisa Ibope de abril, o placar era de 46% a 37% a favor do tucano.

O instituto acredita que os números em ascensão de Dilma e Serra devem-se principalmente às recentes aparições dos pré-candidatos em programas partidários nas últimas semanas.

Cerca de um quarto do eleitorado disse ter assistido o programa de um ou de outro.

A propaganda do PT, no entanto, leva vantagem quando o entrevistado é incitado a opinar. O Ibope ouviu 2002 entrevistados em 141 cidades, entre os dias 31 de maio e 3 de junho.

Do Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário