sexta-feira, 11 de junho de 2010

Presidente do BC responde ao pessoal de FHC - De José Dirceu


"Pela primeira vez na história, o país conseguiu dispor de uma política contracíclica e reduzir juros em um período de crise financeira", destacou o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, em seminário em São Paulo no qual falava sobre a decisão tomada essa semana pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) de elevar os juros em 0,75 ponto.

Mas, prestem atenção na declaração, porque o dr. Meirelles não falava bem sobre a elevação dos juros dessa semana. Na verdade ele aproveita o seminário para responder aos tucanos que o estão criticando e à sua política agora, mas não tiveram coragem de reduzir juros nas crises econômicas que enfrentaram nos oito anos de tucanato do presidente Fernando Henrique Cardoso.

"Às vezes nos esquecemos que em anos anteriores, quando a economia estava contraindo, entrando em um processo recessivo, o BC tinha subido em vez de baixar os juros. Em 1999, os juros foram para 45% ao ano. O que fizemos ontem é exemplo de uma política contracíclica", completou o dirigente do BC. Lembrem-se, o que ele afirma é a pura verdade.

Durante a crise econõmica de 1998 os tucanos elevaram os juros reais às alturas. E o então presidente do BC, Gustavo Franco já vinha mantendo as taxas elevadísimas, além de sustentar a política do câmbio fixo, a paridade 1 por 1 para ajudar na reeleição do presidente FHC. Ajudou, mas quebrou o país, obrigando os tucanos a irem de pires na mão pedir socorro (dinheiro) ao FMI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário