sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A "liberdade" da Globo é seletiva. Só contra adversários - Por Brizola Neto



O Jornal Nacional colocou no ar, finalmente, o vídeo postado aqui no Tijolaço e em dezenas de sites e blogs, mostrando o deputado Ary Rigo, do PSDB – ele se elegeu pelo PDT e foi cooptado pelo governador Andre Puccinelli, do PMDB serrista e a Justiça negou a devolução do mandato – explicando o esquema de corrupção patrocidado pelo Governo do Estado.

A Globo tem, há uma semana, estas imagens. Mandou uma equipe a Mato Grosso do Sul na semana passada. Não colocou nada no ar.

Colocou hoje, 24 horas depois de explodir o escândalo na internet.

Mesmo assim, fez uma divulgação seletiva. Retirou todas as menções – várias – ao Governador André Puccinelli.

Acha que pode “limitar” o estrago. Acha que pode editar como quiser, como fez com o debate entre Collor e Lula, 21 anos atrás.

Assim como Serra, a Globo não pode mais.

Os vídeos, cinco – um editado e as quatro partes de fita “bruta” – estão na internet.

Eles estão todos aqui: o editado http://www.youtube.com/watch?v=HHEv7NV1Org e as quatro partes da gravação integral: http://www.youtube.com/watch?v=0hQdiE3Fs5k ;
http://www.youtube.com/watch?v=zN0jD-j0tJk ;
http://www.youtube.com/watch?v=HHEv7NV10rg e
http://www.youtube.com/watch?v=0hQdiE3Fs5k

É inútil. Os vídeos têm, em seu conjunto, 123 mil exibições. É, o editado, segundo o ranking do Youtube, o terceiro mais visto do país.

Um campeão de audiência, como diria, antigamente, a própria Globo.

A liberdade de informação não passa na Globo. Pior, não haverá um grande órgão de imprensa criticando esta manipulação. Boa parte deles tornou-se cúmplice, porque não sabe pensar na liberdade, apenas na vassalagem.

Nesta quarta-feira, em Curitiba, Lula ironizou a grande mídia: “Agora, estão inventando o tal do discurso que nós ameaçamos a democracia. Eles são os democratas. Os donos do engenho são os democratas e os moradores da senzala são contra a democracia”.

A internet desmontou o império, embora não tenha sido pensada para isso, como não o foi, contra a nobreza, a invenção de Gutemberg.

O esquema de corrupção ajuda a evidenciar o estelionato jornalístico que o país vive.

“O que é bom, a gente mostra; o que é ruim, a gente esconde” é a regra que grande mídia segue. E é o que vai destruí-la.

Porque a censura da Globo é tão eficiente como seria uma peneira para deter um rio.

A internet é a parabólica que deu certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário