domingo, 19 de setembro de 2010

Lula e a derrota da mídia

Para o presidente Lula, se dependesse da mídia, ele não teria os 80% de apoio e aprovação populares a seu governo aferido pelas pesquisas de opinião pública, "mas zero". O presidente confessou esta constatação em discurso na inauguração de novas instalações do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG).

"Alguns jornais" não são neutros e apoiam a candidatura José Serra, "as cores do partido que defendem. Essa gente não nos perdoa. Quem faz oposição neste país - eles ficam doidos - é determinado tipo de imprensa. Ah! E como inventam coisa contra o Lula", afirmou o presidente da República.

O presidente defendeu, então, a capitalização (no próximo dia 30) da Petrobras - considerada uma das maiores operações do gênero no mundo - e afirmou que vai mostrar ao Brasil que seu governo é diferente dos anteriores. Principalmente dos de FHC, quando os tucanos queriam privatizar a estatal e até tentaram trocar o nome da empresa para Petrobrax.

Depois de ter levantado a questão que mais apavora tucano em campanha - a privataria que eles promoveram na era de tucanato de FHC - na estada em Minas, o presidente aproveitou para responder (sem citá-lo nominalmente) ao ex-governador tucano Aécio Neves, agora candidato a senador. Aécio criticou o fato de a campanha de nosso candidato ao Palácio da Liberdade, Hélio Costa (PMDB-PT), usar o prestígio de Lula e de Dilma em sua campanha eleitoral.

O presidente Lula centralizou sua crítica num dos dados mais óbvios da campanha tucana em Minas: o fato deles terem esquecido de José Serra e o esconderem na campanha. "Estas pessoas acham que o Estado é uma espécie de quintal do qual eles são donos. E que as pessoas não podem vir aqui [em Minas]. Se ele tem vergonha dos candidatos dele, eu não tenho vergonha dos meus. Eles estão aqui com virtudes e com defeitos, mas estão aqui. E são estes que eu possuo e posso pedir ao povo mineiro para votar", concluiu o presidente.

A propósito do Aécio e da mídia, não deixem de ler a fantástica análise "O fim de um ciclo em que a velha mídia foi soberana", publicado pelo Luís Nassif, hoje em seu blog - um retrato muito fiel de nossa imprensa nos dias de hoje e do futuro da oposição depois da eleição.


Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário