quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Aniversário de Lula marca dia de mobilização pro-Dilma



O aniversário de 65 anos do presidente Lula nesta quarta-feira (27) movimenta o twitter e marca o "Dia Nacional de mobilização para conseguir a vitória de Dilma" organizado pela campanha. Em todos os Estados, vão ocorrer bandeiraços, carreatas e distribuição de panfletos. A data tem um significado especial: foi neste mesmo dia, há oito anos, que Lula derrotou José Serra (PSDB) nas urnas.
O presidente Lula deve comemorar o aniversário às 19h30m com um bolo no Palácio da Alvorada ao lado de militantes e da candidata Dilma Rousseff (PT). Depois, ainda terá um jantar com ministros, amigos e familiares. No twitter, a expressão "luladay" à primeira posição do ranking mundial de assuntos mais comentados do microblog.

Os parabéns de Dilma e Lula

"Hoje é dia de abraçar o melhor presidente que este país já teve, que completa 65 anos. Parabéns, presidente!", escreveu Dilma em seu twitter. A campanha "Dê a vitória de Dilma de presente a Lula"movimenta redes sociais desde quinta-feira (21).

Lula também já está integrado à mobilização e tem pedido a eleição de Dilma como presente de aniversário em todos os comícios do segundo turno. Em Goiânia essa semana, disse que na verdade o presente não seria para ele, mas para 190 milhões de brasileiros.

Durante toda terça-feira (26), militantes se organizaram em várias páginas da internet e em blogs para saírem de vermelho às ruas. O blog Mulheres com Dilma convoca as militantes a se vistirem de lilás - símbolo do movimento feminista - nesta quarta (27) e a levarem bandeira, camiseta, panfleto e "muita alegria" para as mobilizações.

Mobilizações

No Rio de Janeiro, está previsto um bolo "parabéns" para o presidente, ao meio-dia, no Largo da Carioca, Centro. Às 17h, vai acontecer uma caminhada da juventude na Tijuca e outra que irá da Candelária à Cinelândia.

O maior número de atividades, no entanto, vai acontecer no Rio Grande do Sul, onde a candidata morou, e vai contar com a presença do governador eleito no Estado, Tarso Genro (PT).

A assessoria de imprensa da presidência informou que Lula passará a manhã de seu último aniversário à frente do governo, em Itajaí, Santa Catarina, onde vai inaugurar a parte final da reconstrução dos berços de atracação do Porto da cidade. Às 14h, vai retornar para Brasília, onde Dilma também estará cumprindo agenda de campanha.

Às 12h30, a candidata participa do lançamento do programa de desenvolvimento social, no Teatro dos Bancários. Mais tarde, ela vai conceder entrevista a jornalistas. Em Brasília, a campanha articula um dia especial de atividades. À noite, num ato chamado de "Abraço à Bandeira", militantes vão se encontrar na Praça dos Três Poderes, onde fica o símbolo nacional, e prometem uma festa em comemoração ao aniversário do presidente e pela eleição de Dilma.

Jingle do PT de 1989 é adaptado para Dilma

O hit da campanha de Lula, de 1989, entrou para reforçar o repertório eleitoral de Dilma Rousseff. O compositor e maestro Wagner Tiso, um dos organizadores do ato Cultura com Dilma, que reuniu mais de dois mil profissionais no Rio de Janeiro semana passada, recriou o jingle "Sem Medo de ser Feliz" e substituiu o "Lula, lá" para "Dilma, lá".

O jingle foi criada originalmente para a campanha de Lula, em 1989, pelo compositor Hilton Acioli, dono de rica trajetória na MPB. Parceiro de Geraldo Vandré nos anos 60, Hilton Acioli popularizou o slogan Lula-lá.

No segundo turno de 1989, o maestro Wagner Tiso gravou um novo arranjo para o jingle, com as vozes de Chico Buarque, Gilberto Gil e Djavan. O filme da gravação foi ao ar na Rede Povo, o programa de TV da campanha de Lula. Sucesso instantâneo, hoje é um dos vídeos políticos mais vistos no Youtube.

Dilma faz turnê pelo Nordeste

A poucos dias das eleições, Dilma Rousseff passou o dia em turnê pelo Nordeste, onde ela obteve a maioria do seu percentual de votos. Em quatro horas, ela participou de carreata em Fortaleza (Ceará), e em Caruaru (Pernambuco). Por último, foi a Vitória da Conquista, na Bahia.
Em Caruaru, a candidata não conteve as lágrimas ao ver a população gritando seu nome e afirmou, após a carreata, que "viveu uma das experiências mais fortes" de sua vida.

Na capital do Ceará, Dilma teve a companhia do governador eleito Cid Gomes (PSB) e do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), coordenador da sua campanha no Nordeste. Para Dilma, agora, só há espaço para a garra.

"Tenho certeza de que, com os votos de vocês, eu vou ser a primeira presidenta do Brasil", disse.

Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário