sábado, 23 de outubro de 2010

Mais uma vez, a mídia esconde a verdade



É cada vez mais evidente a tendência da mídia brasileira contra o PT e o governo Lula. O exemplo mais claro, que beira ao escândalo, é o fato de os jornais, e particularmente a Rede Globo, terem ignorado o depoimento do jornalista Amaury Ribeiro Jr. dado a Polícia Federal e reproduzido pelo Estadão. Não há, em nos veículos da chamada grande imprensa, destaque ao depoimento, no qual Amaury relata, com minúcias, que investigou a privataria do Governo FHC e as relações de Ricardo Sergio com os tucanos, assim como as contas no exterior, idem em relação a filha de José Serra, Verônica Serra e suas relações com o grupo Oportunity.

O mais grave é que o jornalista admite que, enquanto trabalhava no jornal O Estado de Minas, investigou o grupo de Marcelo Itagiba, que teria organizado dossiês, a pedido de José Serra contra Aécio Neves. Sobre Rui Falcão fica claro que Amaury não o acusou de ter vazado informações para a Veja ou para a IstoÉ, uma vez que no depoimento, diz que ouviu dos jornalistas Policarpio Jr e Hugo Marques que Rui teria vazado as informações (estranho é que os mesmos não foram ouvidos nem pelos jornais e nem pela rede Globo).

A Globo e o jornal Estado de Minas desmentiram que Amaury Jr. teria trabalhado num dossiê para o jornal em defesa de Aécio Neves, mas no depoimento ele confirma e mais do que isso, diz que todas as despesas eram pagas pelo jornal. A Globo encontrou um atalho para negar esse fato, alegando que quando os sigilos foram violados Amaury estava de férias e, portanto, sem vínculo com o jornal, mas ele afirma no depoimento que todo trabalho que realizou ficou no jornal quando ele se demitiu por razões pessoais e familiares como expõe no depoimento a PF.

O pior é que a mídia não só esconde a verdade, mas tenta jogar tudo no colo da campanha da Dilma, como faz a Folha de hoje. Embora, no depoimento, Amaury diga textualmente que não trabalhou nunca para a campanha da Dilma, a Folha ignora as afirmações do jornalista e divulga, em sua manchete, que “Jorge Luiz Siqueira, integrante da campanha de Dilma Rousseff como prestador de serviço, é o dono do flat em Brasília onde o jornalista Amaury Jr. se hospedou...”, tentando imputar a investigação a campanha de Dilma. O fato é que, em seu depoimento a PF, o jornalista deixa claro que fez as investigações quando trabalhava para o jornal de Minas, que tinha conhecimento de seu trabalho, tanto que todo o material ficou em posse do jornal.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário