terça-feira, 30 de novembro de 2010

FSP esconde ação de Washington no golpe em Honduras


E a Folha de S.Paulo, hein? No noticiário de hoje sobre os documentos secretos da diplomacia norte-americana, tornados públicos pelo site WikiLeaks, o jornalão esconde tranquila e matreiramente a principal notícia: a de que os Estados Unidos participaram ativamente do golpe militar que derrubou no ano passado o presidente constitucional e democraticamente eleito de Honduras, Manuel Zelaya.

Os documentos agora divulgados contam até os detalhes do envolvimento dos EUA no golpe de Honduras, mas na Folha de S.Paulo, apesar de o jornal dedicar três páginas ao assunto, essa queda de Zelaya virou notícia de rodapé, coisa de poucos parágrafos, abaixo de algumas informações sobre a Bolívia.

O WikiLeaks dispõe de correspondência, segundo a Folha enviada 26 dias após o golpe e assinada pelo embaixador dos EUA em Honduras, Hugo Llorens, na qual o diplomata diz que "não há dúvidas" de que os militares, a Corte Suprema e o Congresso hondurenhos conspiraram para derrubar o governo.Nesse documento, Llorens informa ainda que a suposta carta de renúncia do presidente Zelaya foi "fabricada".

Tudo isso, essa confirmação pública pela 1ª vez da participação direta de Washington no golpe é reduzido pela Folha à notícia de pé de página. O jornal esconde, assim, a atuacao da embaixada dos Estados Unidos na quartelada hondurenha, a prova do golpe, a forma explicita e cinica como o embaixador revela a forma pela qual foi deposto o presidente constitucional.

E agora, como fica nossa mídia - a Folha, inclusive - que apoiou os golpistas? Depois vem falar de boca cheia em democracia!

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário