domingo, 26 de dezembro de 2010

As mágoas da esquerda tradicional com Lula - Do blog do Luis Nassif


Por Leonardo Freire

Nassif,

sobre o artigo do Marco Aurélio, de quem tive o privilégio de ser aluno, é preciso que se saibam algumas coisas.

Primeiro, o autor faz parte daquele extrato de comunistas ou ex-comunistas que não resistem à um Bordeaux, para citar o Mino Carta. Trata-se de um intelectual arguto, refinado, dos melhores professores que tive, porém nem por isso acima do bem e do mal, como ele mesmo sabe. Seu maior problema, na minha opinião, é que ele tem parte nessa história, embora não deixe isso claro. É amicíssimo do Aluysio Nunes e o lançamento do seu último livro - esse sobre o Nabuco, ótimo alias - era para ter contado com a presença de ninguém menos do que o FHC, fatos estes que, se não são crimes, ao menos deixam claro uma certa "tendência" digamos assim.

Pra falar a verdade, a academia paulista está infestada de ex-comunistas que guardam - não sem razão - um ranço de mágoa e rancor com o PT pelo fato de na ocasião de nascimento do partido o mesmo ter avacalhado com tudo o que existia antes, seja PCB na clandestinidade, seja MDB, seja o que for, taxando e rotulando todo mundo, como se fosse o PT o único agente capaz de livrar o país das mazelas da sua modernização conservadora e da herança maldita da ditadura, como se o PT fosse o demiurgo da moralidade, da ética e da virtude, etc, bem ao modo do que fazem hoje PSOL, PSTU, PCO etc, guardadas as devidas especificidades e contextos históricos.

Então esse pessoal todo que tinha uma militância legitima em prol da democracia, da igualdade e etc ficou muito ressentido com esse comportamento do PT e creio que não superou isso nunca. Acredito que temos aí um dos porquês de assistirmos hoje a essa enxurrada de pessoas que "mudam" de lado e dessas analises "cientificas" da academia sobre o Governo Lula.

De qualquer modo, ainda que seja legitimo e salutar um intelectual procurar expandir seu trabalho e seu conhecimento para além dos muros - altos por sinal - da academia, é triste quando o fazem em troca das suas posições e convicções, tudo em troca de alguns caracteres mensais em meios de comunicação cada vez menos lidos.

Segue o link do blog do Marco Aurélio Nogueira:

http://marcoanogueira.blogspot.com/

Abs e parabéns pelo site

Blog do Luis Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário