quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Em festa da unificação de títulos, Pelé canta e Teixeira diz que Havelange pesou em decisão


O ex-jogador Pelé cantou ao final do discurso depois de receber as medalhas de campeão brasileiro pelos títulos conquistados pelo Santos na década de 60.

Nesta quarta, a CBF oficializou como campeão brasileiro todos os times que ganharam os torneios Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o 'Robertão'.

"Agora quem dá bola é o Santos, o Santos é oficialmente o novo campeão", cantou Pelé, fazendo uma brincadeira com o hino do Santos. Na versão original, não existe o "oficialmente".

Pelé aproveitou ainda para dizer que o futebol em sua época era um "heroísmo".

"Não havia facilidade em estrutura que tem hoje. Os jogadores do Santos têm tudo, toda uma estrutura, ao redor deles, tem tudo na mão", afirmou. "Naquela época o Santos tinha que viajar pelo mundo para ser conhecido e hoje em dia o jogador faz um gol e já vira notícia no mundo todo", completou.

DECISÃO

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, disse que o fato de o ex-presidente da entidade e também da Fifa, João Havelange, pesou na decisão de oficializar como campeões nacionais as equipes campeãs da Taça Brasil e do 'Robertão'.

"A intenção dele [Havelange] era ter um campeonato a nível nacional, então, nada mais justo. Este foi o espírito do que ele pretendeu", afirmou Teixeira em entrevista para a "Sportv".

O dirigente confirmou ainda que o Flamengo não é considerado campeão nacional de 1987 e sim o Sport. "É impossível homologar o Flamengo. A decisão foi julgada no Superior Tribunal de Justiça. Uma desobediência pode até gerar prisão", disse o cartola.

A CBF bateu o martelo em seu site nesta quarta que aceitou o dossiê dos clubes brasileiros que pleiteavam a unificação dos títulos nacionais no período de 1959 a 1970.

A unificação tornará o Bahia, e não mais o Atlético-MG, o primeiro campeão brasileiro e deixará Palmeiras e Santos no topo do ranking geral, empatados com oito conquistas, à frente de São Paulo e Flamengo, atualmente com seis --o clube carioca conta a Copa União de 1987, em que a CBF considera o Sport o vencedor.

Entenda o caso: Bahia, Cruzeiro, Botafogo, Fluminense, Palmeiras e Santos buscavam que fosse considerado título brasileiro as suas respectivas conquistas da Taça Brasil e do Troféu Roberto Gomes Pedrosa, torneios disputados antes da criação do chamado Campeonato Brasileiro, em 1971.

Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário