sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O importante acordo Brasil-Bolívia



Quero ver a oposição - como fez José Serra (PSDB-DEM-PPS) em sua triste campanha presidencial derrotada - prosseguir agora com seu discurso vazio e de profundo desrespeito contra nossos vizinhos, em especial a Bolívia.

Os governos brasileiro e boliviano, através de seus ministros da Justiça, Luiz Paulo Barreto e Sacha Llorenty acabam de firmar acordo para intensificar o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado.


O documento é um verdadeiro "cala a boca" para todos os que não compreenderam que somente através da colaboração entre as nações, é que vamos eliminar o crime organizado.

Especialmente para José Serra, que fez das acusações aos governos do Brasil e da Bolívia, de conivência com o tráfico de drogas, um dos principais motes de sua fracassada campanha. É o mesmo José Serra que desrespeitava a Bolívia, mas mostrou-se subserviente às grandes potências, prometendo entregar às suas multinacionais a área do pré-sal.

Acordo combate crime organizado, especialmente o tráfico

O acordo firmado prevê que Brasil e a Bolívia agirão em estreita colaboração no combate ao tráfico de drogas e armas e, também, em relação a crimes ambientais, sobretudo na região de fronteiras. É um salto fundamental para a nossa segurança porque prevê, além das operações bilaterais conjuntas, ações em parceria na área de inteligência.

Juntas, as polícias brasileira e boliviana e seus serviços de inteligência e informação, atuarão em áreas como a formação e capacitação policial, lavagem de dinheiro e fortalecimento das relações de fronteira e migratória. Fica estabelecido, também, a elaboração de um mapeamento do crime organizado na região da fronteira.

Agora, os Parlamentos dos dois países precisam aprovar a parceria firmada nesta 5ª feira (ontem), em Foz do Iguaçu. E mais: o ministro Luiz Paulo Barreto antecipou que o objetivo é estendê-la ao Paraguai - a parceria deverá ser assinada em breve - Uruguai, Colômbia e Peru (leiam post abaixo).

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário