quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

PSDB e DEM anunciam apoio ao PT à Presidência da Câmara


PMDB também apóia candidatura de Marco Maia (PT-RS).
Parlamentares do PTB e PV também estavam presentes.


Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília


Os líderes do PSDB, João Almeida (BA), e do DEM, Paulo Bornhausen (SC), anunciaram nesta quarta-feira (22) apoio dos partidos ao candidato do PT à Presidência da Câmara dos Deputados, Marco Maia (RS). Segundo a oposição, o apoio acontece em troca de um compromisso de que será respeitado espaço de PSDB e DEM na composição da Mesa Diretora da Casa.

“A intenção é o fortalecimento do Parlamento, é a manutenção do resultado das urnas no funcionamento da Casa, é fazer com que a instituição siga o que foi ditado pelo eleitor”, afirmou Bornhausen.

João Almeida destacou que o entendimento busca evitar uma interferência do Executivo na eleição. “A idéia é o fortalecimento da Casa e evitar disputas estéreis que só enfraquecem o Legislativo”. Pelo acordo, o PSDB deverá ter direito a indicar o primeiro-secretário ou o primeiro vice-presidente da Casa.

O apoio da oposição vale também para o acordo de rodízio na Presidência entre PT e PMDB. Por este acordo, o PMDB deverá ocupar a presidência a partir de 2013. O líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), afirmou que está garantido o apoio do seu partido também ao candidato do PT para a eleição de 2011.

“O PMDB sempre esteve apoiando. Há o acordo entre PT e PMDB, independente do candidato. Esse acordo com a oposição agora mostra estabilidade e maturidade da Casa”, afirmou Alves.

Ele disse que ainda está em estudo a formação de um grande bloco unindo o PMDB, o PTB, o PR e outros partidos. Alves afirmou, porém, que pelo acordo fechado nesta quarta-feira este bloco não servirá para “tomar” possíveis posições da oposição na Mesa.

Estavam presentes no anúncio da oposição parlamentares de outros partidos como PTB e PV, que ainda não anunciaram formalmente o apoio a Maia. Se receber o apoio de todos os deputados de PT, PMDB, PSDB e DEM, Maia teria 263 votos, o que garantiria a sua eleição.

Maia afirmou que vai procurar ainda todos os parlamentares e que não está ainda “contabilizando” apoios. “Estamos conversando com todos os deputados, os líderes, e não estamos contabilizando os apoios que temos recebidos, que são muitos, mas este apoio de hoje é importante porque a ação para fortalecer o Parlamento e o Brasil”.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário