domingo, 30 de janeiro de 2011

Algo de podre no sistema bancário-financeiro


Agora, depois da porta arrombada, governo, Banco Central (BC) e o sistema que o constitui correm atrás do prejuízo. O relatório do BC (leiam nota abaixo) já foi encaminhado à Polícia Federal (PF), que já abriu inquérito para investigar os crimes financeiros cometidos pelos executivos à frente do comando do PanAmericano até o fim do ano passado.

Mas, fica a pergunta que não quer calar, de jeito nenhum - ou melhor, várias perguntas -: como foi possível o BC, as empresas de auditoria, a Receita Federal, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deixarem passar tudo isto? Que sistema possibilitou que todos estes órgãos não soubessem, ou fiscalizassem corretamente, ou não auditassem como deviam os balanços e a contabilidade do Banco PanAmericano?

Como e por que demoraram tanto tempo para descobrir isso, já que executivos do próprio banco admitem que estas práticas ocorriam já há 3 ou 4 anos?

Algo de podre acontece em nosso sistema de controle do BC, nas empresas de auditoria e no sistema bancário-financeiro em matéria de controle e fiscalização. Isto, e o silêncio cúmplice com o qual a mídia contempla a cobertura da nossa área bancária-financeira, explica tudo.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário