quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Alstom: suspeitas agora vem da Grã-Bretanha








Reportagem divulgada hoje pelo jornal O Estado de S.Paulo, de Jamil Chade, seu correspondente em Genebra (Suíça), revela que o caso Alstom continua sob investigação na Europa - Suíça, França e agora na Inglaterra (vejam, também, post abaixo ).

Agora são os ingleses que apuram se a multinacional acusada de subornar autoridades governamentais, em vários países, pagou propina a integrantes dos governos tucanos de São Paulo e a membros do PSDB no Estado em troca de contratos milionários com empresas estatais paulistas.

De acordo com a notícia do Estadão, "a Justiça britânica suspeita que o esquema de US$ 120 milhões (de propinoduto) envolvia contratos" também com a Companhia do Metropolitano de São Paulo e que o dinheiro do suborno passaria por uma rota Paris-Londres antes de chegar aqui.

"Os envolvidos no pagamento seriam Stephen Burgin, presidente da unidade inglesa da Alstom, e Robert Purcell, diretor financeiro", assinala O Estado de S.Paulo. Os dois executivos da multinacional foram detidos no ano passado na Europa.

Segundo as conclusões do Escritório Contra Fraude no Reino Unido - prossegue o jornal - a propina distribuída a autoridades e a tucanos em São Paulo entrava disfarçada de pagamento de consultoria.

O escândalo Alstom estourou no Brasil em 2008, quando o Wall Street Journal revelou que a multi estava sendo investigada por pagar suborno a funcionários públicos e que, de acordo com o Ministério Público da Suíça, políticos paulistas teriam favorecido a empresa em licitações no estado.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário