segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Corte não resolverá questão do gasto público


Nesta antevéspera de reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central (BC) é leitura obrigatória o excelente artigo "Gasto fiscal no Brasil, novos números para um velho dilema", de autoria do economista Mansueto Almeida, publicado na revista Insight Inteligência.

O autor, com base nos orçamentos realizados nas últimas duas décadas, comprova que corte de custeio, no sentido estrito do conceito, não resolverá nada com relação aos gastos públicos, já que a Previdência, o aumento real do salário mínimo e os dispêndios sociais são os principais componentes da elevação no custeio em sentido amplo no país.

O artigo, didático, é apoiado nos números e fatos. Além disso discute as alternativas políticas escolhidas para o nosso crescimento com opção pelo mercado interno e distribuição de renda - esta, em parte, via gastos e rede de proteção social.

A conclusão a que se chega é que o dilema carga tributária crescente / superávits fiscais / gastos sociais / aumento da poupança interna não tem solução técnica. Depende, indiscutivelmente, de decisões políticas e opções sobre como devemos crescer, de projetos de desenvolvimento nacionais.

Toda a revista Insight, na verdade, é de leitura obrigatória. Está cada vez melhor.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário