terça-feira, 25 de janeiro de 2011

As corvetas suecas



Duas corvetas suecas stealth da classe “Visby”, HMS Helsingborg and HMS
d, já estão em serviço na Royal Swedish Navy, como parte da Terceira Flotilha, baseada em Karlskrona.

Construídas pela Kockums, as “Visby” incorporam tecnologias stealth para operações litorâneas. Suas características têm atraído a atenção de outras Marinhas. Os navios são construídos com fibra de carbono.

Elas agora fazem parte da força de reação rápida da Suécia, projetadas primariamente para operar no Báltico, embora possam participar também de missões internacionais em zonas litorâneas.

Graças às suas características avançadas, as “Visby” são muito difíceis de detectar por radar, sonar e por infravermelho, oferecendo com isso muitas vantagens táticas. Como nas aeronaves stealth, esses navios têm a vantagem de detectar outros navios de guerra primeiro e por isso podem atirar primeiro (ver o segundo vídeo abaixo).

As “Visby” são alvos difíceis de serem travados por mísseis antinavio e podem escapar de ataques mais facilmente em nuvens de chaff.

Mas é possível às “Visby” sair do modo “stealth” em operações internacionais, a fim de mostrar bandeira por instantes e depois “desaparecer” em seguida.

http://www.naval.com.br/blog/2010/01/24/duas-visby-ja-estao-operacionais/

Blog do Luis Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário