sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Na tragédia, as conveniências políticas da mídia e seu oportunismo lamentável


Infelizmente, a tragédia na região serrana do Rio de Janeiro está servindo de pretexto para nossa mídia velha de guerra culpar o governo federal, o sistema Globo de jornais, rádios e TV à frente. Nem poderia deixar de acontecer em nosso país com uma imprensa monopolizada por "barões" que se sentem, e são, de fato, verdadeiros donos da informação e da comunicação.



O comportamento adotado pelos jornalões, TVs e rádios é simplesmente vergonhoso e covarde, já que não fizeram o mesmo em nenhum momento com os governos, por exemplo, de São Paulo. A capital paulista e o Estado vivem há mais de um mês em situação de calamidade e emergência provocada por inundações em decorrência da ausência do poder publico em matéria de políticas metropolitanas.



São Paulo não tem políticas uniformes e específicas, sequer para as áreas de risco. Nem para o básico, para obras de prevenção e limpeza de bueiros, ou mesmo construção de grandes piscinões. Ou, ainda, para a remoção dos moradores de áreas já comprovadamente de altíssimo risco.



O governo paulista não tem sequer um plano e uma política estadual com relação às barragens que estão sendo abertas e inundam cidades inteiras (Franco da Rocha, Jagariúna...).



Esse comportamento da mídia não é novidade, já era esperado, mas precisa ser denunciado. É muita manipulação, parcialidade e calhordice. São Paulo há um mês e meio vive o seu drama anual das enchentes e a mídia jamais criminalizou as autoridades municipais e estaduais por isso, ou lhes cobrou responsabilidade. Registram, noticiam apenas. Já em relação à tragédia do Rio de janeiro, desde o 1º dia, passaram a culpar o governo federal

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário