domingo, 16 de janeiro de 2011

Noventa e três por cento dos clientes da região serrana do Rio voltam a ter energia elétrica


Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro - A concessionária Ampla, que fornece energia elétrica para os municípios da região serrana do estado afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias, já conseguiu normalizar o serviço para 93% dos 105 mil clientes que ficaram às escuras a partir da madrugada da última quarta-feira (12). Ainda assim, cerca de 8 mil clientes de áreas isoladas continuam às escuras.

Em São José do Vale do Rio Preto, 2.440 mil clientes tiveram o abastecimento restabelecido na noite de ontem (15), restando na cidade 27% sem energia, a maioria em áreas ainda sem acesso. O município ficou totalmente isolado por dois dias e ainda há mais 3 mil clientes sem energia em localidades que nem a Defesa Civil conseguiu chegar até agora.

O diretor de Relações Institucionais da Ampla, André Moragas, disse que não há como estipular um prazo para que os serviços sejam normalizados nessas comunidades em razão das dificuldades de acesso.“A gente gostaria muito de poder estipular um prazo para o pleno restabelecimento da energia para esses 8 mil clientes, mas como eles estão em áreas muito isoladas, a gente não tem como definir um prazo para esses 7% de clientes da rede que ainda continuam às escuras”.

De acordo com Moragas, a empresa está fazendo um trabalho programado com a Defesa Civil para que os técnicos possam entrar e restabelecer a rede nesses locais.“Há áreas onde, também parceria com a Defesa Civil, a gente vem mantendo a rede desligada por uma questão de segurança. São locais em que a própria Defesa Civil nos pediu para manter a rede desligada por conta de riscos de novos desabamentos e para que a situação não possa ser agravada por problemas decorrentes de descarga elétrica.”

André adiantou que a distribuidora trabalha ininterruptamente para reconstruir a parte da rede destruída na região serrana. Segundo ele, em Teresópolis, por exemplo, 96% do serviço já foram restabelecidos. Nos municípios de Petrópolis e Areal, por sua vez, o índice é de 91,5%. “Mas o fornecimento continua suspenso em localidades onde há risco de acidentes elétricos, a pedido da Defesa Civil. Dos 105 mil clientes afetados, a distribuidora já normalizou o serviço para 98 mil.”

O diretor da Ampla explicou que no momento critico, na madrugada de quarta-feira, a concessionária teve que fazer trabalhos de remanejamento de carga e isolamento da rede para evitar problemas ainda maiores.

O diretor de Relações Institucionais da Ampla informou que a empresa vem procurando atender as localidades ainda isoladas com geradores de modo a colocar em funcionamento pelo menos os serviços emergenciais. A empresa está dando prioridade para o restabelecimento de energia em hospitais, postos de saúde, delegacias, colégios e igrejas.

A distribuidora reforçou que os moradores da região serrana afetados pelas chuvas estarão isentos da cobrança de multas e juros na conta de luz de janeiro durante 30 dias após o vencimento.

Duas lojas da concessionário trabalham como pontos de recebimento de doações. Ontem, a Ampla entregou à Cruz Vermelha, em Teresópolis, 31,5 toneladas de alimentos, 72 mil litros de água, 2 mil colchões e 10 mil peças de roupas.

Agência Brasil

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