domingo, 27 de fevereiro de 2011

Bem-vinda comissão tucana da reforma!



Bem-vinda comissão de senadores, deputados e ex-parlamentares do PSDB montada para discutir e acompanhar a reforma política já em debate, também, pela Comissão oficial do Senado. O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS) promete montar a da Casa esta semana.

Vamos aproveitar estas comissões - esta especial dos tucanos, mais as oficiais, do Senado e da Câmara - e abrir um diálogo entre o PT e o PSDB para a discussão da reforma política entre os dois partidos, e os demais, e entre as bancadas no Congresso Nacional.

Assim como devemos priorizar a discussão com o PSB, PDT, PC do B, sem descuidar dos demais partidos da base do governo - nossos aliados em tantas outras situações e há vários anos - e particularmente do PMDB, 1º maior partido do Senado, 2º maior da Câmara e nosso principal parceiro no governo.

É amplo o leque para o debate e a negociação que acelerem a aprovação da reforma política e corrijam a linha enviezada com que ela foi conduzida até agora, priorizando o que não é essencial e relegando as reais prioridades - o fortalecimento dos partidos e a instituição do voto em lista e do sistema distrital misto.

O DEM, por exemplo, já votou conosco em 2009 na lista fechada, no financiamento público de campanhas eleitorais e na questão da fidelidade partidária. O fundamental é desencadear, abrir este diálogo.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário