domingo, 20 de fevereiro de 2011

Brics divergem de propostas do G20


É positiva a sinalização dos países que compõem o grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) contra propostas do G20, que querem estabelecer critérios comuns para avaliar os desequilíbrios econômicos globais, ou seja, querem impedir nossas medidas para controlar a entrada de capitais.

Em entrevista após reunião com os demais países do bloco econômico, o ministro Mantega (foto) deixou claro que os países formadores do Bric não estão de acordo com certos indicadores propostos pelo G20 para medir os desequilíbrios econômicos mundiais. Caso, por exemplo, de avaliação dos balanços correntes, que incluem as transações de serviços e os fluxos de capital que, no entender de Mantega, podem causar distorções. "Concordamos em não tomar a conta corrente como indicador, mas sim a conta de bens e serviços", afirmou.

A despeito da posição de Mantega junto ao bloco econômico dos emergentes, devemos nos precaver e tomar medidas internas no Brasil para proteger nossa moeda e economia e não aumentar juros. Temos que fortalecer nosso mercado interno e a integração com a América Latina, aumentar nossos investimentos e reduzir nossos custos; além de priorizar a educação e a inovação.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário