terça-feira, 29 de março de 2011

Copa: sem razões para alarmismo


Já fiz considerações a esse respeito antes, mas repito-as dado o estardalhaço provocado pelas declarações do presidente da FIFA, Joseph Blatter, sobre um hipotético atraso nas obras do Brasil para realizar a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Acompanho a questão, vejo o estágio das reformas e construções e acho exagerada a preocupação do dirigente mundial do futebol.

"Gostaria de dizer para meus colegas brasileiros - avisou o presidente da FIFA - que a Copa de 2014 é amanhã. Os brasileiros acham que ela vai ser depois de amanhã. As coisas não estão avançando muito rápido. É preciso se apressar, pois tudo está lento. Tenho que dizer que, na comparação entre a África do Sul e Brasil, faltando 3 anos para a Copa, os sul-africanos estavam à frente dos brasileiros em relação ao período. Isso é um fato."

O nosso ministro de Esportes, Orlando Silva deu as respostas. De pronto, perfeitamente precisas e adequadas, ele foi direto ao ponto: primeiro lembrou declaração oposta feita há apenas um mês pelo mesmo Joseph Blatter, quando disse: "É muito bom ver o comprometimento e o progresso feito pelo comitê Organizador Local (do Brasil)", dirigido pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Há um mês Blatter afirmou o contrário

Depois, o ministro completou: "Vou convidar o presidente da FIFA a vir conhecer detalhadamente a preparação do país e tenho certeza de que ele ficará muito seguro de que o Brasil realizará um grande Mundial". Segundo o ministro, apenas os estádios de São Paulo e Natal, cujas obras sequer começaram, causam preocupação.

Também vi o presidente do Corinthians, Andres Sanchez, no Roda Viva da TV Cultura, ontem à noite, afirmando que não tem comparação as obras entre os dois países. Contou que, por coincidência, esteve na África do Sul exatamente três anos antes da Copa de 2010 e eles estavam mais atrasados - e cumpriram os prazos até a chegada daquele Mundial.

Ontem quando vi o Blatter no noticiário, pensei exatamente isso. A FIFA está no papel dela, mas tem um quê de alarmismo nas declarações de seu presidente, que não dá para entender. Blatter falou na Suíça, onde prestava informações ao governo do país sobre denúncias de corrupção que envolvem a entidade que ele dirige.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário