quinta-feira, 31 de março de 2011

Corpo de José Alencar é levado para Contagem, onde será cremado


BELO HORIZONTE - O corpo do ex-vice-presidente José Alecar deixou o Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, às 13h45m desta quinta-feira, e já está no Cemitério Parque Renascer, na cidade de Contagem - a 15 km da capital mineira - local onde será cremado com a presença restrita a familiares e amigos íntimos. As cinzas serão entregues à família na segunda-feira. Carregado por oficiais militares, o caixão subiu a rampa para o salão onde fica o crematório. Por se tratar de uma cerimônia com honrarias de chefe de Estado, foram disparados 21 tiros de canhão.

Mais cedo, o caixão chegou, às 10h35m, ao Palácio da Liberdade, antiga sede do governo de Minas Gerais, em Belo Horizonte, onde foi recepcionado com honras militares pelos Dragões da Inconfidência. A presidente Dilma e o ex-presidente Lula participaram do velório, que reuniu dezenas de políticos, amigos e familiares. De acordo com a Polícia Militar, antes da chegada do corpo, cerca de duas mil pessoas aguardavam na praça da liberdade, em frente ao palácio, a abertura para visitação pública.

Por decisão da família e desejo manifestado pelo próprio Alencar, o corpo será cremado. Dilma deve retornar à capital federal antes da cerimônia de cremação, que será acompanhada apenas por familiares e amigos mais próximos.

O caixão com o corpo de Alencar desembarcou no Centro de Instrução da Aeronáutica, no Aeroporto da Pampulha, por volta das 9h, com aproximadamente uma hora de atraso. O desembarque do corpo foi acompanhado pelo governador de Minas, Antonio Anastasia, e pelo prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda. O mesmo carro dos bombeiros em que foi transportado o corpo de Tancredo Neves levou o corpo de Alencar ao Palácio da Liberdade. O cortejo seguiu trajeto de cerca de 15 quilômetros, passando pelas principais vias da capital mineira.
Mais de oito mil pessoas passaram pelo velório de Alencar no Planalto

A cerimônia de rito de encomendação da alma de José Alencar, na noite de quarta-feira no Palácio do Planalto, durou cerca de 30 minutos e teve início pouco depois que Dilma e Lula chegaram ao Salão Nobre do Palácio do Planalto , por volta de 21h30m. Até as 22h30m de quarta-feira, 8.100 populares foram ao Palácio do Planalto para ver o corpo do ex-vice-presidente, além de centenas de autoridades dos três Poderes.

Lula, muito emocionado e chorando, abraçou dona Mariza, mulher de José Alencar, e seus filhos. O presidente aproximou-se do caixão e beijou a testa do amigo Alencar. A ex-primeira dama Marisa Letícia também abaixou-se e beijou Alencar. Ao final da cerimônia, Lula e Dilma voltaram a se aproximar do caixão e os dois beijaram Alencar.

Alencar morreu na tarde de terça-feira de falência múltipla dos órgãos em decorrência do câncer no abdômen.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário