quarta-feira, 30 de março de 2011

Lista fechada aprovada, a boa nova do Senado


Pelo menos uma boa noticia do Senado: a Comissão da Reforma Política aprovou, nesta 3ª feira, o voto em lista fechada - o que torna o voto partidário e fortalece os partidos - e manteve o voto proporcional, uma conquista democrática de nossa sociedade.

A Comissão optou pelo voto em lista fechada, aprovou, e as outras propostas de voto distrital misto e voto majoritário (distritão) foram derrotadas. O distrital puro que o PSDB defendia foi deixado de lado. Até porque, ao final, os tucanos defenderam o distrital misto pelo qual metade dos vereadores, deputados estatuais e federais seria eleita pela lista fechada e a outra metade pelo voto distrital (misto).

Os tucanos, segundo o novo líder nacional da oposição, senador Aécio Neves (PSDB-MG), ainda tem a expectativa de, no caso de um impasse quando da votação da proposta pelos plenários da Câmara e do Senado, surgir um acordo e, ao final, vingar a lista fechada e o distritão.

Lista fechada, sim. Distritão, tomara que seja só um sonho de verão deles (leiam, também, os posts Mídia engaja-se pela "sua" reforma política e Como fica o voto se a proposta passar).


Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário