quinta-feira, 17 de março de 2011

Notícias de um novo recorde


Felizmente, à boa notícia anunciada pela presidenta Dilma Rousseff sobre os empregos gerados nos próximos 4 anos só por um evento específico - Copa do Mundo de 2014 - soma-se outra que confirma o forte crescimento do emprego formal no país desde já.

Os dados do Cadastrato Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho (MT) sobre fevereiro pp., apontam novo recorde em vagas formais com carteira assinada - e todos os direitos sociais e trabalhistas - geradas no mês passado e, também, no 1º bimestre deste 2011.

No segundo mês deste ano, para vocês terem uma idéia, foram criados 280.799 empregos formais - o recorde quanto a esse número no mês foi batido em fevereiro do ano passado, quando foram criados 209,4 mil vagas. Assim, o 1º bimestre deste ano, já acumula 448.742 novos empregos com carteira assinada. Para o mesmo bimestre do ano passado, outro recorde: 390,8 mil vagas formais.

Mantém-se a média de 2,5 milhões emprego/ano

Os números comprovam que em 2010 criamos 2,5 milhões de empregos, outro recorde histórico. Em 2011, tudo indica, iremos superar essas cifras. Anotem, portanto, as palavras do ministro Carlos Lupi: "Não há retração no mercado de trabalho brasileiro".

Não há mesmo. Aliás, março também será "muito forte" na geração de empregos formais, segundo o ministro. Afinal as contratações começam a subir nas escolas, além de ter continuidade nos setores da construção civil e da indústria de transformação.

Na realidade, essa alta do emprego formal no país trata-se de uma grande conquista. Ainda mais se compararmos com o mundo e com o cenário de 10% de desemprego nos Estados Unidos e de crescimento do desemprego na Europa, cuja média alcança também os 9%, com mais de 25 milhões de trabalhadores desempregados.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário