sexta-feira, 29 de abril de 2011

A disputa fora dos campos do Brasileirão


O Campeonato Brasileiro de Futebol, tudo indica, será disputadíssimo este ano dentro e fora dos campos. Como o campeonato nem começou ainda, refiro-me, obviamente, ao protocolo da RedeTV! apresentado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), documento em que alerta para vantagens que a Rede Globo obteve para transmitir o nacional.

Segundo a RedeTV!, a Globo esperou a divulgação do resultado da licitação do Clube dos 13 - clubes de futebol - para negociar com os seus dissidentes. Com isso, obteve vantagens e pode fazer frente aos R$ 516 milhões apresentados na licitação, segundo o departamento jurídico da emissora paulista.

Segundo o presidente do CADE, Fernando Furlan "de fato, isso [negociar após a licitação do C13] criou um conforto para a Globo, assim como ela tinha nos contratos anteriores. Mas não acho que isso possa ser visto como preferência". Outro argumento contra a Globo foi pela forma de negociação dos direitos que ela obteve de transmissão de todas as mídias: por pacote, o que é proibido pelo CADE.

Independente do resultado da briga, vale lembrar que no ano passado, o CADE determinou que não houvesse cláusula de preferência para a Globo. Foi neste sentido: os times não estão proibidos de negociar individualmente com emissoras, mas, se a negociação for de forma coletiva significa sim cartelização.

Por este motivo, recentemente, o CADE intimou a Globo e o Clube dos 13 a prestarem informações sobre as negociações para a transmissão do Campeonato Brasileiro. Agora, vamos acompanhar...

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário