terça-feira, 19 de abril de 2011

Para Fortune, Petrobras está no caminho para passar Exxon em produção



Por: Tainara Machado
08/03/11 - 17h45
InfoMoney

SÃO PAULO - "Por todos os ângulos, a gigante petrolífera já é uma das corporações mais importantes do mundo - e a empresa deve ser cada vez mais influente". É assim que a Fortune, uma das mais importantes revistas de finanças do mundo, descreve a Petrobras (PETR3, PETR4) em reportagem publicada nesta terça-feira (8).
A Petrobras é a quinta maior produtora de petróleo do mundo, se empresas inteiramente estatais como a iraniana NIOC não forem levadas em conta, e deve se beneficiar de toda a atividade envolvendo a camada do pré-sal, descreve a revista, que cita os desafios logísticos e técnicos "imensos" de exploração da área.
Em números
Brian O'Keefe, que assinou a reportagem, visitou a P-52, situada na Bacia de Campos, "uma das maiores e mais avançadas estruturas de produção de petróleo jamais construídas". O tom de deslumbramento continua com as cifras listadas pelo jornalista, que vão desde o custo, de US$ 1 bilhão, até o tamanho do deck principal, equivalente a dois campos de futebol.
"Uma equipe de 180 tripulantes trabalha em turnos de 12 horas - duas semanas para cada três de folga - para manter o óleo fluindo 24 horas por dia", completa O'Keefe. A plataforma produz cerca de 180 mil barris por dia, o que em preços correntes significa uma riqueza de US$ 15 milhões diariamente.
Ultrapassar a Exxon como resultado
De acordo com a Fortune, até o final desta década, a Petrobras deverá desbancar a Exxon Mobil como a maior petrolífera listada em bolsa em termos de receita e produção de petróleo. Para José Sergio Gabrielli, presidente da estatal, ultrapassar a norte-americana não é uma meta, apenas um possível resultado.

Por Fernando Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário