sexta-feira, 29 de abril de 2011

Por que caem as exportações e sobem as importações?


Com o quadro visto na economia global, a queda de nossas exportações não se dá apenas por falta de competitividade, mas pela desvalorização do dólar e pelas medidas protecionistas e/ou cambiais adotadas na maioria dos países. Isso sem falar na recessão americana e européia.

Já o crescimento de nossas importações acompanha o ciclo histórico de subir com o crescimento do PIB. Sem falar que elas crescem nos setores de importação de máquinas e equipamentos tecnológicos, o que é positivo para a nossa economia.

Desta forma, estão certos o Comitê de Política Monetária (COPOM) do nosso Banco Central (BC) quando dá por encerrado o aumento da taxa Selic, e o governo quando recusa a estratégia ortodoxa da oposição de continuar a elevar as taxas de juros.

Eu gostaria que vocês lessem, também, a reportagem BC indica correção de rota e novas altas na taxa de juros e a análise Ajustes a conta-gotas deixam economia exposta a choques externos e domésticos (ambos para assinantes) , do Tony Volpon - chefe de pesquisas de mercados emergentes da corretora Nomura - ambas publicadas na Folha de S.Paulo de hoje.


Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário