domingo, 29 de maio de 2011

De um jeito, ou de outro


As centrais sindicais e o ex-presidente Lula, em reunião na manhã desta 6ª. feira na sede do Instituto Cidadania, anunciaram que devem organizar uma plenária nacional dos movimentos sociais para elaborar propostas para a reforma política que interessem aos movimentos sociais. O objetivo é acelerar o compasso da reforma, para que possa se dar ainda este ano.

Segundo o ex-presidente, caso a reforma não saia este ano, uma alternativa para promovê-la seria por meio de uma Constituinte exclusiva. Para o ex-chefe de governo, o cerne da reforma deve ser o fortalecimento dos partidos políticos e da democracia e o combate à influência do poder econômico.

Salvação

As iniciativas de Lula com relação à reforma política, na prática, podem salvar sua votação na Câmara dos Deputados ou a caminhar para a convocação de uma Constituinte exclusiva. Tudo vai depender do nível de engajamento dos partidos de esquerda, que chegaram a um acordo sobre uma pauta mínima para a reforma, e das centrais e movimentos sindicais e populares.

Quanto aos partidos conservadores, com o PSDB à frente, estes dão sinais de não quererem nenhuma reforma ou de buscarem o retrocesso. Em sua pauta constam o voto distritão e o fim da reeleição, assim como o fim do voto obrigatório e proporcional. Basta assistir a propaganda enganosa do PTB contra o financiamento público das campanhas para conhecer seus propósitos.]

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário