sexta-feira, 27 de maio de 2011

Eleição no Peru está em virtual empate



As últimas pesquisas divulgadas no Peru pararam de apontar o favoritismo da candidata da direita, Keiko Fujimori e indicam um virtual empate entre ela e o candidato nacionalista Ollanta Humala.

Hoje, os resultados de um levantamento feito pela Pontifícia Universidade Católica do Peru, cujos gráficos reproduzo neste post, mostram um diferença ínfima, com 0,5% de vantagem para Keiko, nos votos totais, o que dá uma diferença de 0, 6% nos votos válidos, que decidirão a eleição do próximo dia 5.

Muito menos, portanto, que os 2,3% da margem de erro da pesquisa, que ouviu 1.800 eleitores na capital, Lima, e no interior do país.

No gráfico ao alto, o registro das intenções de voto numa pergunta feita no primeiro turno – sobre em quem votaria se o segundo turno fosse uma disputa Keiko x Humala e as mais recentes mostra que a preferência pela Fujimori.

A pesquisa mostra que Humala ganha entre os mais pobres, que tem contra si grande diferença em Lima, no eleitorado feminino e entre os eleitores mais jovens, sem memória do pai de Keiko, Alberto Fujimori, hoje preso por corrupção e violações de direitos humanos.

Blog do Brizola Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário