domingo, 29 de maio de 2011

Empate técnico entre Humala e Keiko


Uma pesquisa de intenção de votos divulgada neste sábado pela imprensa peruana indica uma rápida ascensão do candidato esquerdista Ollanta Humala. O fenômeno permitiu que ele diminuísse sua desvantagem sobre Keiko Fujimori, e indica chances reais de que venha a vencer o pleito pela presidência do Peru no dia 5, no próximo final de semana.

Um levantamento do Instituto de Opinião Pública da Pontifícia Universidade Católica do Peru realizada entre 21 e 23 de maio revela que Keiko perdeu um bom terreno para o adversário. Na pesquisa que simula os votos válidos, Keiko Fujimori aparece com 50.3% ante os 49,7% de Humala. Já, quando se levam em conta todos os votos, incluindo intenções de votos nulos e brancos, Keiko está apenas 0.5 pontos percentuais à frente de Humalla, com 42,8% das intenções de voto ante os 42,3% do oponente.

Segundo o jornal peruano El Comercio, o novo quadro indica que a população está definindo suas preferências na reta final das eleições. As intenções dos que votariam em branco diminuíram de 11,1% para 8,9%, enquanto os que ainda estão indecisos, são 6,1%. Nas pesquisas anteriores, esse contingente era de 7,6%. Já, o periódico La República considera um empate técnico virtual entre os dois canditatos.

Apoios públicos

O crescimento de Humala coincide com os crescentes apoios públicos de personalidades à sua candidatura. Entre os mais significativos são os dados pelo ex-presidente do Peru, Alejandro Toledo (2001-2006), pelo Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa e por Alfredo Bryce Echenique, um dos autores mais lidos no país.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário