terça-feira, 31 de maio de 2011

Vargas Llosa retira coluna de jornal pró-Fujimori


O Prêmio Nobel de Literatura de 2010, Mario Vargas Llosa, enviou uma carta ao diretor de El Comercio, determinando que sua coluna ‘Piedra de Toque’ não seja mais publicada no jornal peruano , por considerar que a publicação se converteu “em uma máquina de propaganda de Keiko Fujimori”, fazendo tudo para prejudicar a candidatura de Ollanta Humala, e por “violar as mais elementares noções de objetividade y da ética jornalística”.

Ele diz que não pode permitir que sua coluna siga apareciendo no que chama de “caricatura do que deve ser um órgão de expressão livre, pluralista e democrático”.

A carta de Llosa está aí ao lado e basta clicar para ampliar.

Llosa não é um esquerdista, diga-se logo. Foi candidato à presidência do Peru, em 1990, por partido de centro-direita, mas perdeu a eleição para Alberto Fujimori, pai de Keiko, hoje preso por corrupção e cumplicidade em assassinatos.

Posto aí em cima um vídeo da Telesur, colocado agora há pouco no Youtube, sobre a parcialidade que adotou a mídia peruana. O que não é novidade para nós, exceto pelo fato de que lá, intelectuais e jornalistas parecem reagir com mais vigor diante disso.



Blog do Brizola Neto

Um comentário:

  1. Podemos compreender o sr. Vargas Ilosa o seu repudio sobre Keiko Fujimori,pois pai dela Alberto Fjimori quem frustrou grande ambição de governar o seu paiz.Não acredito que ele seja idelogicamente ao lado do nacionalista de esquerda Humala ou Chaves e Morares.Este repudio ao Keiko e nada mais do que uma reação de odio e amargura sobre nome Fujimori. Em fim o Nobel tambem é humano.

    ResponderExcluir