segunda-feira, 27 de junho de 2011

FHC, o surrupiador


Por Dani Tristão

O guatemalteco Edelberto Torres-Rivas, de 72 anos, conta na recente edição da revista Critica y Emancipacion, do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso), que o sociólogo Fernando Henrique Cardoso tentou tirar o nome do chileno Enzo Faletto da coautoria do livro Dependência e Desenvolvimento na América Latina.

FHC fez uma primeira versão do trabalho como único autor da obra.

Por pressão dos frequentadores do seminário semanal que FHC fazia em sua casa, no Chile, o “Príncipe da Sociologia” brasileira teve de incluir o nome de Faletto.

Por final, no livro de antologia das obras de Enzo Faletto, sociólogo chileno que também assinou a Teoria da Dependência, morto em 2003, há registro de um expressivo diálogo dele com FHC: “Olha, eu troco, feliz, 300 comícios por cinco minutos de televisão. No Brasil, em cinco minutos, eu chego a 60 milhões, 70 milhões de pessoas. Com 300 comícios não chego nem a 250 mil e essa é uma diferença enorme”.

Faletto respondeu: “Mas com comícios de praça você transmite ideias e com cinco minutos na televisão não transmite nada”.

Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário