terça-feira, 28 de junho de 2011

PF cumpre 17 mandados de prisão em oito estados e no DF para desarticular importação irregular


SÃO PAULO - A Polícia Federal realiza nesta terça-feira, em oito estados do país e no Distrito Federal, uma operação destinada a desarticular duas quadrilhas que atuam na importação irregular de mercadorias e remessas ilegais de divisas ao exterior. Estima-se que deixaram de ser recolhidos em R$ 1,4 bilhão de reais

aos cofres públicos.

A operação, batizada de Pomar, devido ao uso de "laranjas", cumpre 17 mandados de prisão - 13 de prisão preventiva e quatro de prisão temporária - e 67 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Alagoas, Espírito Santo, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal, expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária de São Paulo.

Segundo investigações da PF, as duas organizações criminosas têm origem numa mesma quadrilha e se valeriam de "laranjas", usando documentos falsos para abrir empresas e realizar operações ilegais de comércio exterior, remeter para fora do país os valores obtidos e ocultar a identidade dos verdadeiros responsáveis.

As mercadorias entravam no Brasil por diversos portos e era levada a cidade de São Paulo, onde ficava armazenada em depósitos antes de ser distribuída.

A investigação durou quatro anos. Os agentes descobriram o uso de dezenas de pessoas jurídicas com capacidade econômico-financeira incompatível com as transações que realizavam.

Participam da operação 301 policiais federais e 136 auditores da Receita Federal.

O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário