sábado, 23 de julho de 2011

Presidenta explica políticas de seu governo de manter crescimento e controlar inflação


Em conversa que durou 1:30 h com repórteres de cinco grandes jornais brasileiros a presidenta Dilma Rousseff explicou as políticas de seu governo, as razões e a estratégia que a levaram a manter o crescimento e convergir a inflação para o centro da meta ate 2012. "Estamos criando um quadro para a inflação sob controle", assinalou, demonstrando, também, sua determinação de manter "a economia crescendo de forma consistente".

Com a economia como um dos pontos centrais da conversa com os jornalistas, a chefe do governo previu que uma "política de convergência (da inflação para o centro da meta) de curtíssimo prazo teria um efeito danoso para a economia".

Ela detalhou porque imprime esse rumo e ritmo a política econômica: "Não queremos inflação sob controle com crescimento zero. Estamos fazendo o chamado pouso suave, com uma taxa de crescimento e de emprego adequadas para o país".

Governo acompanha atentamente crise global


Quando analisou as dificuldades econômicas enfrentadas pelos países da Europa e Estados Unidos, ela também tranquilizou os agentes econômicos e a população: "Chova ou faça sol, estamos olhando os efeitos da crise na Europa e a questão do teto da dívida americana. É de nossa responsabilidade".

Com esse acompanhamento atento do quadro global, a presidenta Dilma assegurou que se seu governo perceber qualquer "ameaça" de contaminação à economia brasileira por causa da crise no mundo desenvolvido, providências imediatas serão adotadas. Ainda que sejam necessárias "medidas duras".

É longa, didática e bem coloquial a conversa da presidenta com os jornalistas e eu gostaria que vocês lessem a reprodução da maior parte dela nas duas matérias que o jornal O Globo publica com os títulos "Estamos fazendo o chamado pouso suave" e "Papéis da ditadura foram queimados, diz" e na da Folha de S.Paulo.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário