quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Insensibilidade tucana: greve em MG prestes a completar três meses

Nas Minas Gerais tucanas uma greve dos professores da rede pública está prestes a completar 90 dias. Nos últimos três meses, toda semana há inúmeras manifestações de rua nas grandes cidades mineiras, a PM prende líderes (nessa 3ª feira um professor foi preso em Juiz de Fora) e a mídia mineira não dá um pio, uma palavra.

Nos últimos 86 dias, desde que foi deflagrada a greve, ocorreram muitas manifestações públicas dos professores, especialmente em Belo Horizonte, com fechamento de ruas, avenidas e até da rodovia que dá acesso à Cidade Administrativa-Palácio Tancredo Neves, nova sede do governo de Minas Gerais.

Na semana passada, em Contagem, na Grande BH, professores se acorrentaram ao portão de uma escola. Nada comove ou demove o governo Anastasia em sua decisão irredutível de não pagar o piso salarial nacional do professores.

Imprensa chapa branca

Seria surpreendente se a principal mobilização social no Estado (e que já dura 86 dias), não merecesse nenhum destaque na mídia mineira. Seria, não tivesse ela uma tradição de governismo. Ele não é de hoje. isso se verifica com o governador Antônio Anastasia (PSDB), mas também se deu com seu antecessor, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e com outros gestores tucanos que, há pelo quatro mandatos, governam o Estado.

O governo de Minas não informa quanto dos 2,3 milhões de alunos da rede pública estão prejudicados, mas é evidente que dispõe desse número e que um movimento dessa proporção prejudica centenas de milhares.

O sindicato dos professores, por exemplo, diz que a adesão é de 50% das escolas. O governo diz ser 2% de adesão total e 19%, parcial. Resultado: nessa disparidade de percentuais reside muita manipulação com inevitáveis prejuízos para a categoria dos professores e para os alunos.

A gestão tucana trata a greve como questão de polícia - também não surpreende porque é mais uma mera prova da "sensibilidade" social de governos do PSDB. Vejam, também, a nota abaixo Governo tucano nas Geraes não cumpre a lei do piso.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário