terça-feira, 30 de agosto de 2011

Lula em visita à Bolívia reitera união da América Latina


“Não haverá solução individual para os países da América do Sul. Temos que estar cada vez mais juntos”, diz Lula.


Em viagem a Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na segunda-feira (29) de um evento em agradecimento à integração regional promovida por seu governo. Com a presença do presidente Evo Morales, o ginásio Real Santa Cruz foi lotado por jovens e participantes de movimentos sociais brasileiros e bolivianos. A reunião foi transmitida ao vivo na TV pelo governo do país.

“Não há nada que represente melhor a integração entre Brasil e Bolívia do que este ginásio cheio de brasileiros e bolivianos”, afirmou o ex-presidente.

Lula relembrou que a primeira ponte que ligou o Brasil ao país vizinho foi construída em seu governo. Antes disso, disse o ex-presidente, o Brasil estava “de costas” para a América do Sul, e só olhava para a Europa e América do Norte. Hoje, porém, o comércio com a América do Sul é maior que o comércio com a Europa ou com os EUA.

“O Brasil, por ser a maior economia, ter a maior população, o maior território e mais tecnologia, tem a obrigação de ajudar no desenvolvimento da Bolívia, do Paraguai e do Uruguai. Mas sem hegemonia, construindo parcerias. Porque o desenvolvimento do Brasil está ligado ao da América do Sul”, afirmou. “Não haverá solução individual para os países da América do Sul. Temos que estar cada vez mais juntos.”

Fonte: Instituto Lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário