segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Colégio de Aplicação da UFV é única escola pública entre as 20 melhores do Enem de 2010

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Educação divulga hoje (12) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 por escola. Entre as 20 escolas do país que tiveram as melhores notas, considerando as provas objetivas e a redação, apenas uma é pública. Os alunos com melhor desempenho foram os do Colégio São Bento, no Rio de Janeiro, com 761 pontos na média total – 250 a mais do que a média nacional.

Esse ranking leva em conta apenas as escolas que tiveram uma taxa de participação no Enem superior a 75%. Este ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pequisas Educacionais (Inep) decidiu alterar o formato de divulgação do resultado por escola, que agora levará em conta o percentual de estudantes daquela unidade de ensino que participaram do Enem. A mudança pretende reduzir distorções na divulgação dos resultados no caso de escolas em que a participação dos alunos é pequena.

Como em muitos casos os estabelecimentos de ensino utilizam o bom desempenho no Enem para fins publicitários, o Inep quer evitar que as escolas em que apenas os melhores alunos fazem a prova possam ficar na lista das mais bem colocadas. Dessa forma, elas foram subdivididas em quatro grupos a partir do percentual de alunos inscritos no Enem, que varia de 2% a 100%.

Em segundo lugar na lista das melhores escolas com alta participação no Enem está o Instituto Dom Barreto, de Teresina (PI). Na sequência aparecem o Colégio Vértice, de São Paulo, e os colégios Bernoulli e Santo Antônio de Belo Horizonte (MG). A única escola pública na lista das 20 melhores é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que, em anos anteriores, também esteve no ranking das melhores. A média obtida pela escola mineira foi 726,42 pontos, com um taxa de participação de 98% dos estudantes.

Os resultados de cada escola estão disponíveis para consulta no site do Inep.

Agência Brasil

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