segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Lula é recebido por Sarkozy com honras de chefe de Estado


O presidente francês Nicolas Sarkozy recebeu nesta segunda-feira no Palácio do Eliseu, sede da presidência em Paris, o ex-presidente Lula . O ex-presidente foi recebido às 11h (6h em Brasília) com cerimônia semelhante à realizada para receber um chefe de Estado em exercício. Os dois líderes conversaram por 45 minutos e tiveram um encontro “perfeito”, conforme definiu um assessor direto da presidência francesa. O assunto da reunião não foi divulgado.

Soldados da Guarda Republicana francesa estavam a postos para receber o ex-chefe de Estado brasileiro. Normalmente, o procedimento é reservado para presidentes em exercício. Também foi o próprio Sarkozy quem acolheu Lula nas portas do Eliseu. Os dois não pouparam sorrisos aos fotógrafos.

O brasileiro deixou o palácio sem fazer declarações à imprensa: o petista apenas acenou aos jornalistas e se recusou a comentar o encontro. Essa era a única atividade do ex-presidente em Paris nesta segunda-feira. A noite, Lula participará de um jantar oferecido pela embaixada brasileira na capital francesa.

Amanhã, Lula recebe o título de doutor honoris causa do Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), uma das instituições mais respeitadas da França. O ex-metalúrgico será o primeiro latino-americano a receber a distinção desde que o diploma foi criado, em 1871.

Na quarta-feira, Lula ainda se reúne com lideranças do Partido Socialista francês antes de deixar a França. O PS está em plena campanha interna para a realização das primárias do partido, que vão definir o nome do candidato que enfrentará Sarkozy nas eleições presidenciais de 2012 na França.

Por

Amigos do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário