segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Câmara lamenta morte de ex-vereador


A Câmara Municipal fez um minuto de silêncio durante a manhã desta sexta-feira (21/10) em pesar pela morte de Ivan Vidal Barbosa de Castro, que cumpriu mandato de vereador entre 1977 e 1982. Ivan foi um dos primeiros legisladores de esquerda a ser eleito em Juiz de Fora após o golpe de Estado em 1964, conforme relato de Flávio Cheker (PT), que o conheceu ainda como secundarista. Cheker participou da divulgação de um panfleto que lançou a candidatura de Ivan pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), durante um comício contra a ditadura ra Avenida Getúlio Vargas.
José Sóter de Figueirôa (PMDB) disse que o primeiro voto de sua vida, em 1976, foi para Ivan Barbosa, o mais votado para vereador naquela eleição. “Ele representava a rebeldia num período político delicado, o da ditadura”, disse.
Também Isauro Calais (PMN) tem boas lembranças de Ivan Barbosa. “Ele foi referência para uma geração que queria uma democracia sólida, um brasileiro em busca de um país melhor. Sempre lutou expressando seu lado rebelde”.
Wilson Coury Jabour, que cumpriu mandato com Ivan Barbosa, cita-o como defensor da democracia, da liberdade de expressão e do fortalecimento do Legislativo. Ele se recorda de um episódio que marcou a relação dos dois. Jabour, que tinha sido eleito pela Aliança Renovadora Nacional (Arena), foi comunicado da intenção do comando do partido de lançá-lo candidato à presidência da Câmara Municipal. Dois dias antes da eleição, ele tomou conhecimento de um movimento, dentro do seu próprio partido, de apoio a outro nome. Mesmo sendo do MDB, Ivan Barbosa assumiu a defesa de Jabour e conseguiu respaldo necessário dos emedebistas para elegê-lo.

Texto elaborado pela Coordenadoria de Comunicação Social

Câmara Municipal de Juiz de Fora

Nenhum comentário:

Postar um comentário