quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ministro do Esporte caiu por pressão da imprensa

O ministro do Esporte, Orlando Silva foi demitido pela pressão da mídia contra o governo. Ao contrário do que a imprensa afirma em uníssono, que a saída teve como gota d'água a autorização dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para abertura de investigação de denúncias, salta aos olhos que esta é uma mera questão técnica.

A decisão do STF, por si só não trouxe nenhuma novidade até agora, nem acrescentou nada ao caso Orlando. A autorização foi um ato de rotina na praxe jurídica e se deu atendendo a pedido do Ministério Público Federal (MPF).

Não implica em culpabilidade e nem afeta o ministro, já que sua concessão não julgou mérito e nem existe, ainda, investigação propriamente dita, mas apenas a autorização para sua realização. Se pedido de apuração do MPF impede ministro ou secretário de Estado de ficar no cargo, o MPF passa a ter poder de demitir ministros. É isso que a imprensa quer e está lhe atribuindo.

A propósito eu gostaria que vocês lessem o artigo "A verdade encomendada", publicado hoje na Folha de S.Paulo pelo advogado brasiliense Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. E refletissem e debatessem comigo sobre a proposta dele. Kakay sugere: "Proponho que acompanhemos a investigação de Orlando Silva, mas sem conclusões, sob pena de se instalar o extermínio moral".

Convido a todos, também, a lerem - e a ouvirem as entrevistas - a nota PC do B denuncia: campanha que derrubou Orlando Silva é tentativa de golpe contra governo que mantenho, hoje, no alto do blog.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário