sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

CNI/IBOPE mostra o quanto a população está cansada do denuncismo

Não adiantou, não colou, como se diz popularmente. Fracassou redondamente a estratégia da oposição e da mídia de ressuscitar o denuncismo da velha UDN (partido que existiu 1945-1965) para tentar atingir a administração Dilma Rousseff, desestabilizar o governo e rachar a base aliada.

Tem surtido efeito contrário. Quanto mais atacam e mais intensificam e esticam no tempo o bombardeio de denúncias - mesmo quando o assunto já se esgotou e fica superado - mais crescem o apoio e a aprovação populares à presidenta Dilma Rousseff e a seu governo, conforme atestam os levantamentos feitos junto à opinião pública.

Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria ao IBOPE, a ser divulgada daqui a pouco (as 11h), prova exatamente o que estou falando. A população continua a atribuir à presidenta da República e à sua gestão, altos índices de apoio e aprovação, indiferente ao denuncismo forjado pela oposição e que ocupa o maior espaço dentre todas as notícias da nossa imprensa diária.

Aprovação à presidenta e a seu governo cresce em todo o país

Pela pesquisa CNI/Ibope que será divulgada logo mais, a avaliação do governo e a aprovação à presidenta Dilma subiram em dezembro. Em setembro, última pesquisa CNI/IBOPE anteriormente elaborada, governo e presidenta tinham de 51% de apoio da população. Por este levantamento de agora, 56% dos entrevistados consideram o governo “ótimo” ou “bom”.

Melhor ainda: a avaliação positiva do governo subiu nas cinco regiões do país. Destaque para o Nordeste, onde subiu mais e se equiparou ao Sul como a região que registra a maior soma de “ótimo” e “bom”: 61%.

A aprovação pessoal da chefe do governo também subiu. Em setembro, 71% dos entrevistados a aprovavam. Agora em dezembro chegou a 72%. Entre os que tem curso superior, a aprovação é de 66%; fica bem mais alta entre os que têm até a 4ª série do ensino fundamental - chega a 78%.

Mantém-se a constante verificada desde o início do governo Lula


Analistas já destacam não haver aí nenhuma surpresa, apenas a manutenção de uma constante que se verifica desde o início do 1º governo do presidente Lula (2003-2010). A pesquisa foi feita entre os dias 2 e 5 deste mês, ouvindo 2.200 entrevistados em 142 municípios de todo o país. Sua margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Da leitura da pesquisa salta claramente duas interpretações: ela mostra o quanto a população vê "fundamento" no denuncismo irresponsável da oposição e o quanto atribui credibilidade à imprensa. Depois, uma não sabe e não entende porque perdeu todas as ultimas eleições nacionais (2002, 2006 e 2010); a outra, não entende porque continua a sofrer a sangria da perda diária de leitores.

Na verdade, ambas entendem e sabem o que acontece e que suas estratégias já deram errado. Mas não tomam jeito. Esta última CNI/IBOPE é a pá de cal na demonstração do quanto a população atribui credibilidade e confia na ação da oposição e o quanto confia na mídia...

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário