terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Sanud vai enterrar Ricardo Teixeira (na Suiça)

Justiça suíça obriga Fifa a revelar documentos da ISL

Por Equipe Trivela.com

A Suprema Corte do estado de Zug, na Suíça, ordenou que a Fifa revele os documentos sobre o controverso caso da ISL, empresa suíça de marketing esportivo que faliu e tinha diversos negócios com a entidade, entre eles os direitos de televisão da Copa do Mundo.

O órgão máximo do futebol mundial planejava soltar essa informação na reunião do comitê executivo em uma reunião no Japão no dia 17 de dezembro, mas uma ação legal de uma terceira parte envolvida no escândalo forçou a decisão a ser adiada por tempo indeterminado.

De acordo com a rede inglesa BBC, os documentos mostram que o ex-presidente da Fifa, João Havelange, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, receberam milhões de dólares em suborno para que a ISL recebesse os direitos de transmissão da Copa do Mundo.

Os dois teriam admitido terem recebido propinas diante da justiça suíça e devolveram o dinheiro na condição que suas identidades permanecessem anônimas. A denúncia foi feita no programa Panorama, do jornalista escocês Andrew Jennings.

Segundo o presidente da Fifa, Joseph Blatter, o tribunal de Zug o inocentou de qualquer ato ilegal, mas os arquivos poderiam mostrar subornos sendo pagos para pessoas do alto escalão da Fifa.

A Fifa tem 30 dias para recorrer da decisão na Suprema Corte da Suíça, localizada em Lausanne.

PS do Viomundo: Quem batalha pelo direito à informação, neste caso, são meus colegas Jean François Tanda e Andrew Jennings, com os quais tive o prazer de trocar figurinhas ao longo de 2010. Ambos enfrentam os advogados de Ricardo Teixeira e de João Havelange, que buscam suprimir a divulgação dos documentos. Tanda escreveu um artigo importantíssimo sobre o caso na revista Economist. Jennings, além de um livro, fez o documentário para a rede BBC acusando Teixeira e João Havelange de receber propinas da ISL através da empresa Sanud. Amaury Ribeiro Jr. ajudou a levantar os documentos sobre a dobradinha Sanud-Ricardo Teixeira no Rio de Janeiro, que embasaram a série de reportagens que foi ao ar no Jornal da Record. A revista Piauí conseguiu publicar um perfil de 876.540 palavras sobre Teixeira sem mencionar uma única vez a palavra Sanud. Milagres do jornalismo brasileiro!

Leia também:

A bomba que vai estourar no colo de Teixeira



Vi o mundo - Luis Carlos Azenha

Nenhum comentário:

Postar um comentário