sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Brasileiros podem ser liberados de entrevistas para obtenção de visto para os Estados Unidos

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo dos Estados Unidos estuda a possibilidade de liberar os brasileiros, que solicitam vistos para visitar o país, das entrevistas feitas pela embaixada e pelos consulados no Brasil.

A iniciativa ocorre um dia após a decisão, anunciada ontem (19) pelo presidente Barack Obama, de facilitar a entrada de brasileiros e chineses no país. De acordo com informações da Embaixada dos Estados Unidos, as autoridades examinam como será a execução da medida e os detalhes adotados nos novos procedimentos.

Ainda de acordo com a embaixada, foi criada uma força-tarefa que terá 90 dias para entregar a Obama a proposta do projeto-piloto para dar mais agilidade à concessão de vistos para os cidadãos do Brasil e da China.

O projeto em estudo pretende reduzir o tempo de espera para a obtenção do visto em torno de 40%. A meta é garantir que, em até três semanas, 80% das pessoas que entram com pedido de visto sejam atendidas.

Atualmente, o brasileiro que solicita o visto deve preencher formulários na internet, agendar um dia para comparecer à representação diplomática – à embaixada em Brasília ou aos consulados em Recife, São Paulo e Rio de Janeiro – onde será submetido ao recolhimento de impressões digitais e fará uma entrevista. Pessoas com mais de 80 anos são dispensadas desse processo.

A Embaixada dos Estados Unidos informou que, em 2011, foram concedidos cerca de 1 milhão de vistos apenas no Brasil, registrando aumento de 51% em comparação ao ano anterior. A expectativa é que, até 2016, haja um crescimento de 274% no número de visitantes brasileiros nas cidades norte-americanas em relação com 2010. No Brasil, 95% dos vistos solicitados são aprovados.

Agência Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário