terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A tucanagem está desesperada

ImageResponsável pela mais desastrada intervenção já promovida na cracolândia paulistana iniciada no dia 3 pp., considerada unanimemente como uma tragédia, a tucanagem paulista está desesperada, agora buscando responsáveis pelo caos que instalaram na região central de São Paulo, nos bairros da Luz e Santa Ifigênia.

Esta atuação de agora, e mais a anterior do governo José Serra, mera repressão desencadeadas sem um trabalho preventivo, só estão disseminando, criando novas cracolândias por toda a capital. A ação policial-repressiva desencadeada na área terminou se convertendo no centro do debate entre os quatro pré-prefeituráveis tucanos realizado numa universidade da Zona Sul paulistana ontem.

Um deles vinculou o PT à disseminação do crack na capital; outro acusou o governo federal de não prestar assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) aos dependentes químicos.

Quem governa o Estado há 30 anos?

Espera um pouco: quem é que governa o Estado a quase 20 anos? Ou há 30, se contado o 1º governo tucano de São Paulo, o de Franco Montoro eleito em 1982, quando eles ainda estavam todos no PMDB? Tem sentido e lógica culpar o PT quando governam o Estado de São Paulo desde 1983?


Sim, porque mesmo os governos Orestes Quércia (1987-1990) e Luiz Antônio Fleury Filho (1991-1994) hoje fazem parte do acervo tucano. Expoentes tucanos como o agora senador Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB-SP) e Alberto Goldman foram braços direitos, vice-governadores tucanos, o primeiro de Fleury, o segundo de José Serra. Goldman, inclusive foi governador por oito meses em 2010 quando José largou o governo para ser candidato e perder à presidência da República.


Quércia foi eleito pelo governo Montoro e, por sua vez, ao término de sua gestão elegeu Fleury governador. Vejam, há uma linhagem tucana se sucedendo no Estado há 30 anos.


Culpar o governo federal ou o da prefeita da capital Marta Suplicy (2001-2004) é esquecer que José Serra deitou falação sobre o combate às drogas em suas campanhas eleitorais - 2004 para prefeito, 2006 para governador, 2010 para presidente - mas seu governo, os anteriores tucanos, e agora este de Geraldo Alckmin (governador pela 3ª vez) nada fizeram nesses últimos 12 anos com relação ao crack.

José Serra falou da construção de centros que não construiu

José Serra, aliás, na campanha presidencial de 2010 tecia loas ao seu programa de construção de centros de ajuda a dependentes que, ainda no curso da disputa se descobriu que não existiam. Como não existem agora.


É uma das causas apontadas pelos especialistas para considerar um desastre a operação policial na cracolândia - exatamente porque não foi precedida de um trabalho de esclarecimento, prevenção, e construção de centros de apoio e tratamento aos dependentes.


Mesmo assim, os tucanos, autores do desastre, deixam claro que colocarão a questão no centro do debate eleitoral deste ano. É o que indica essa manifestação dos pré-prefeituráveis do PSDB, todos "japoneses" na definição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, porque são todos parecidos, têm "traço" - ou pouco mais que isso - nas pesquisas eleitorais.

Foto Divulgação

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário